terça-feira, 11 de agosto de 2015

FRUTO e não “semente” - Parte 2

Continuação do texto publicado no dia 06/08/2015

Na postagem anterior vimos que NADA deve servir como pretexto para que deixemos de servir e louvar ao Senhor, e vimos isto através do exemplo de Paulo e Silas em At 16:16-25, que mesmo tendo muitos motivos e totalmente justos pra chorar, reclamar e lamentar, escolheram cultuar ao Senhor e se colocar em Sua presença em adoração!

Hoje veremos dois aspectos do louvor que tem sido ensinados e compreendidos de forma equivocada em nossos dias, e começaremos questionando algo que talvez algumas pessoas tenham dúvida;

- Louvor é música?
De acordo com vários dicionários da língua portuguesa, não!
Sinônimos encontrados: Exaltação, elogio, homenagem, distinção, honra, enaltecimento, apologia, aprovação, aplauso, lisonja, etc. – Em nenhum dicionário encontrei qualquer associação direta com a música.

De acordo com a bíblia, também não!

Podemos encontrar vários textos na bíblia que desvinculam o louvor da música! Como por exemplo:

Sl 35:28“E assim a minha língua FALARÁ da tua justiça e do teu louvor todo dia.” Falar não é o mesmo que cantar.

Sl 119:171“Os meus lábios PROFERIRAM o teu louvor, quando me ensinaste os teus estatutos.” – Proferir não tem nada a ver com cantar.

Is 34:21“A este povo que formei para mim; o meu louvor RELATARÃO.”Relatar também não tem nenhuma relação direta com cantar.

Entendemos aqui que, a música é uma forma popular de expressar louvor, isto se deve ao fato de que a música tem a capacidade de mexer com nossas emoções! Ela também ativa a nossa memória de uma forma que a palavra falada não consegue!
Podemos ver que no texto de Atos, diz claramente que Paulo e Silas “oravam e cantavam louvores”, mas fiquemos atentos; nem sempre que a bíblia fala em louvor, tem a ver com música!

- O louvor liberta?
Tomando como base o que acontece no verso 26 do texto de At 16, até poderíamos fazer esta afirmação, MAS eu creio que não seria correta!
Vale questionarmos; Paulo e Silas foram libertos simplesmente pelo fato de que estavam cantando?

Não precisamos nem sair do capítulo 16 pra ver um propósito maior naquele terremoto que libertou Paulo e Silas; (a conversão do carcereiro e sua família) e se seguirmos lendo o livro de Atos, veremos muito mais coisas que o Senhor operou através da vida destes dois homens e por isto era importante que eles fossem libertos!

Não! O fato de eles estarem naquele momento louvando não é coincidência, Creio que O Senhor usou aquele momento como testemunho, não somente para aqueles homens que estavam naquela prisão, mas também para nós hoje!
Mas eu pessoalmente, não vejo motivo nenhum pra pensar que o terremoto foi algum tipo de “recompensa” pelo louvor prestado!


De acordo com a bíblia só existe uma coisa que realmente nos liberta: “E conhecereis A VERDADE e A VERDADE vos libertará!” (Jo 8:32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário